Permita-se entrar em sintonia com o seu “Eu”, e viva de forma plena e harmoniosa!

Contatos

Image Alt

Blog

Controle suas emoções

Eu não sei vocês, mas eu, em dias de chuva e frio, principalmente no domingo amo tibungar no sofá, de meia e pijama, debaixo das cobertas comendo toda a sorte de guloseimas possíveis. É uma mistura de salgado e doce, que inegavelmente acabam se alternando num ciclo eterno.

Nesse final de semana passado, o domingo já amanheceu chovendo e fazendo frio. O mozão levanta sempre primeiro que eu, mas volta pra cama pra me acordar pra fazer o café da manhã. Essa rotina dura já bem uns seis anos. E como é rotina, mas daquelas rotinas que a gente ama, levantamos e tibungamos no sofá. Nessas horas, é a Netflix que entra em ação.

O papel de cada um na civilização

Como sempre, é um parto achar alguma coisa que os dois queiram assistir. Por fim, achamos um documentário muito interessante sobre como seria a vida em outros planetas baseando-se no processo de evolução da vida terrestre.  Muito legal mesmo esse programa. 

Tá bom!!! Eu sei que você deve pensar que o texto de hoje vai ser sobre rotina de casal. Sinto desapontá-los, porque vamos mesmo falar é de formigas cortadeiras! Eu sei, eu sei, então porque comecei esse texto falando da minha rotina? Ah, pensei que sendo assim fosse mais interessante, falar algo particular para te chamar mais a atenção… e num vai me dizer que não chamou?

Voltando aqui na história: nesse documentário, apresentou-se o contexto das formigas cortadeira. Como uma metáfora ilustrativa para a composição de uma civilização e principalmente na importância no desenvolvimento do papel de cada um na sociedade. 

Cada forma de pensamento determina a sua função

As formigas cortadeiras são uma comunidade de diferentes castas, com funções e tamanhos diferentes. Todas as formigas são parentes, já que nasceram dos ovos de uma mesma rainha. Na medida em que crescem, alguns de seus genes são ativados e outros desativados. É justamente esse processo genético que acontece em seu DNA que determina o lugar que cada uma das formigas vai ocupar no formigueiro. Também se determina a sua função: soldado, trabalhadeira etc…

De fato, essa história me chamou a atenção para a nossa vida. Para o conjunto de crenças e emoções que muitas vezes são ativados e desativados em nós e nem temos o controle. Essa ativação e desativação acontece no contexto de nossas experiências diárias e se não tivermos reflexão sobre esse processo, podemos ativar emoções negativas. Que criarão crenças limitantes que atrapalharão o nosso sucesso ou simplesmente nos tirarão do nosso real lugar.

Reflita sobre o que te faz mal

Eu tenho falado com frequência nas redes sociais e podcast que precisamos assumir a liderança de nossas emoções. Mas, enquanto não refletirmos sobre o que nos faz mal, ou o que nos impede de realizar, não conseguiremos esse feito.

Não precisamos realizar grandes coisas, nem sermos famosos e tão pouco importantes. Temos que ter consciência de quem nós somos e do lugar que ocupamos, e que esse lugar é realmente o nosso lugar.  O mozão vai me acordar no domingo de manhã para fazer café! Eu tenho duas opções: Pensar que essa atitude é chata pra caramba e que ele não me dá paz, porque não me deixa dormir. Ou, olhar para ele, do seu lugar que é de quem quer a minha companhia, aproveitar o máximo de tempo possível juntos. Num dia que ninguém está imerso em sua rotina.

É essa tomada de consciência que precisamos assumir pra nós. Ter controle dos nossos sentimentos e emoções. Isso requer às vezes abrir mão de ter razão ou mesmo de educar o outro. Deixe outro no seu lugar e você fique no seu. Pronto! Já é um começo, não é mesmo? Isso que eu digo, com toda a certeza, ter uma relação com o posicionamento das formigas cortadeira. Elas abrem trilhas na floresta para cortar as folhas e levar até o formigueiro. Possuem um tempo curto para realizar esse trabalho pois, estão se preparando para o inverno. Se algum intruso entra na trilha, é imediatamente retirado pelos soldados, afastado do caminho, da rota, pois, o objetivo da comunidade é maior.

Sua vida irá melhorar em muito se tiver o controle das suas emoções

Assim deve ser a nossa vida. Quantas vezes a gente perde tempo se preocupando com coisas sem importância? Assumindo pra nós a responsabilidade que não é nossa competência, ou mesmo absorvendo sentimentos que nos foi imposto pelo movimento que o outro fez? Exato, quase todo o tempo!!! É aí que nos tornamos escravos de nossas emoções! E a solução é agirmos como as formigas soldados e tirar do nosso caminho todo e qualquer intruso. A fim de que isso não atrapalhe a nossa caminhada.

Se pensarmos que a humanidade é como o formigueiro, iremos perceber que somos um grande organismo vivo. Somos milhões de neurônios que formam um grande cérebro pensando um aspecto da vida e contribuindo para o seu desenvolvimento. Logo, a sua atitude ainda que isolada, fará uma grande diferença nesse todo. Um bom dia ofertado com alegria, um pensamento limitante que você libera de você mesmo, vai mudar o mundo no futuro! Controle as suas emoções porque você irá inspirar outras pessoas a fazer o mesmo, ou ainda mais! Você irá mudar a forma como se relaciona com as pessoas e com o mundo! Isso vai alterar padrões sociais, e tudo mudará.

Pense nas maravilhas que você pode fazer na sua vida cotidiana quando assumir pra si o controle das suas emoções! Entender que você está exatamente no lugar que você deve estar – o que não significa que não possa mudar de lugar, você é livre. Mas o que eu quero dizer é que você é muito importante sendo quem você é. E a prova disso é você pensar em cada pessoa que partiu desse mundo, que morreu. Observe que cada uma dessas pessoas, pode inclusive ser da sua família, vai deixar uma espécie de buraco, de vazio, que terá que ser preenchido. Esse preenchimento altera todo o circuito social e emocional do lugar onde a pessoa estava inscrita.

Estruture o seu pensamento para ressignificar a sua mente

Então, você é sim, muito importante! E a sua vida não é besta e nem pequena, é do tamanho exato para movimentar o cadinho terrestre que lhe compete.

Assim como as formigas, podemos desativar de nosso DNA as crenças limitantes, que nos impedem de realizar qualquer coisa ou ser felizes, ativando novas estruturas de pensamento, capazes de ressignificar a nossa mente, abrindo ela para o novo. E como fazer isso? Eu lhe respondo: Se você leu esse texto e ele fez todo o sentido pra você, pronto! Parabéns!!! Você acabou de ativar em seu DNA uma mudança! Uma ressignificação na sua forma de ver o mundo. O primeiro passou foi dado.

Agora se me permitem, vou preparar o café para o mozão!!! Porque num relacionamento, todo dia é dia de semear algo positivo que floresça felicidade e amor.

Deixe um comentário